Nº 01/2021 LVL - PROGRAMA CARTÃO VERDE DO SLU
GRUPO GESTOR LAR VERDE LAR / DIRETORIA EXECUTIVA
Prezado(a) Condômino(a),
Mais uma vez dirigimo-nos para reportar a importância da participação do CABV no Programa Cartão Verde da SLU. Se o material reciclável chega para as cooperativas misturado com o material orgânico, os catadores sofrem, o valor de venda cai e muita coisa deixa de ser aproveitada, desperdiçando recursos naturais que poderiam voltar para a cadeia produtiva. Para se ter uma ideia, quase 60% do material recolhido nas rotas de coleta seletiva acaba no aterro sanitário, ou porque estão contaminados por sujeira, ou porque são resíduos orgânicos. O preconizado na Lei Distrital nº 972/1995, regulamentada e normatizada pelo Decreto Distrital nº 17.156/1996, prevê infrações elencadas como LEVES, GRAVES E GRAVÍSSIMAS e determina fiscalizações e inspeções. No nosso caso – CONDOMÍNIO - fica a instituição responsabilizada, ou seja, o condomínio responde pela coletividade.
O intuito desta comissão, GG LVL e a DIREX, é alcançarmos, no menor tempo possível, a tabela de cartão verde. Atualmente estamos no VERMELHO. A modalidade segue as seguintes ordens e ações: cartão verde, quando a separação está bem feita; cartão amarelo, quando está um pouco misturado; cartão vermelho, quando os moradores não estão fazendo a separação como deveriam.
Visando atender a legislação, promover certificações para o CABV, contribuir para a redução dos impactos negativos ao meio ambiente, evitar notificações, alcançar o CARTÃO VERDE e colaborar com os catadores e suas cooperativas, solicitamos vossas atenções quanto à separação dos lixos. O comprometimento de todos nesta causa só aumentará a valorização deste espaço.
As fotos, em anexo, são maus exemplos de descarte e precisamos, urgentemente, nos conscientizarmos dessa necessidade social de separação, contribuindo para uma coleta seletiva de boa qualidade.
JOSÉ PERERIA DOS SANTOS
Presidente do GG LVL
HERMES PEREIRA DE MATOS
Síndico