Nº 49/2021 – COLETA SEGURA DE LIXOS CORTANTES E PONTIAGUDOS
Prezado(a) Condômino(a),
Recentemente um dos coletores do serviço de limpeza urbana, infelizmente, acabou se ferindo em função do mau acondicionamento de vidros no interior do condomínio. Por este motivo, ressaltamos a importância de se acomodar este tipo de material conforme prevê o próprio SLU, a fim de evitar que novos episódios como este aconteçam no CABV.
Segue a orientação do Serviço de Limpeza Urbana sobre acondicionamento de vidros e matérias pontiagudos:
"Como devo fazer para descartar materiais cortantes e pontiagudos?
Os resíduos cortantes ou pontiagudos (garrafas, copos e cacos de vidro, pedaços de espelho, lâminas e latas, espetinhos de churrasco e pedaços de madeira, pregos, parafusos, agulhas, alfinetes e similares) podem ferir os garis ou catadores se não forem acondicionados de forma correta, pois eles podem perfurar a sacola plástica.
Evite acidentes e torne seu lixo mais seguro:
– Embale recipientes de vidro (inteiros ou quebrados), cacos e outros materiais cortantes em caixas de papelão, garrafas pet ou folhas de jornal;
– Pressione as tampas das latas para dentro;
– Garrafas PET podem ser utilizadas como recipientes para alfinetes, pregos, espetinhos de churrasco, cacos e outros materiais pontiagudos;
– Distribua o lixo em mais de um saco caso haja excesso de peso.
Mas atenção! Seringas e resíduos hospitalares de uso doméstico não devem ser descartados no lixo comum. Entregue esse material em postos de saúde e hospitais da rede pública.
Contamos com a sua colaboração.
Atenciosamente,
Brasília, 17 de setembro de 2021.
DIRETORIA EXECUTIVA