notícias cabv


COMUNICADO DA DIRETORIA EXECUTIVA Nº 011/2018

Prezado(a) Condômino(a),

 

Comunicamos que para que seja autorizado a limpeza da camada vegetal dos lotes das quadras 200, 201, 202 e 203, será necessário a apresentação de projeto arquitetônico da referida fração, e a indicação de imediato do início das obras, isto se faz necessário devido à as exigências estabelecidas pela Licença de instação nº 003/2017 – IBRAM e também pelos motivos relacionados a baixo:

1 – Como escrito no Memorial Descritivo de Regularização de Parcelamento (MDE-RP-051/99), o solo existente nas Quadras 200, 201, 202 e 203 são solos com características de alta incidência de colapcidade e alto risco de erosão. É responsabilidade do Condomínio Alto da Boa Vista, o cuidado com a preservação do Córrego Sobradinho, e não permitir que, com a retirada da camada vegetal e o consequente carreamento de terra provoque o assoreamento do referido córrego. Evitando-se a retirada da vegetação, evita-se o surgimento dos danos à natureza e a responsabilização do condomínio pelo dano ambiental causado.

2 - Os processos erosivos são condicionados basicamente por alterações do meio ambiente, provocadas pelo uso do solo nas suas várias formas, desde o desmatamento e a agricultura, até obras urbanas e viárias, que, de alguma forma, propiciam a concentração das águas de escoamento superficial.

3 - A quebra do equilíbrio natural entre o solo e o ambiente (remoção da vegetação), muitas vezes promovida e acelerada conforme já exposto, expõe o solo a formas menos perceptíveis de erosão, que promovem a remoção da camada superficial deixando o subsolo (geralmente de menor resistência) sujeito à intensa remoção de partículas, o que culmina com o surgimento de graves processos erosivos.

4 - Os processos erosivos se iniciam pela retirada da cobertura vegetal, seguido pela adução e concentração das águas pluviais na implantação de obras civis.

 

Desde já agradecemos a compreensão.

 

Sobradinho/DF, 25 de maio de 2018.

 

 

DIRETORIA DO CABV

< voltar